Oportunidades de Franquia Ribeirão Preto, São Paulo

Voltar

 

O que são franquias?

Muitos dos nomes que usamos, onde comemos, ou que visitamos todos os dias são franquias, incluindo restaurantes de todos os tipos. Franquias permitem que os consumidores visitem empresas em todo o país ou mundo que são fundamentalmente idênticas, independente de onde estejam localizadas. Algumas características básicas são divididas por todas as franquias. Todas elas são construídas ao redor do mesmo conceito, possuem um histórico de bons lucros, são atraentes, e possuem um método de operação que é fácil e barato. A franquia é um relacionamento constante entre o franqueador e o franqueado onde o primeiro possui o nome, as operações empresariais e o símbolo da companhia. O franqueado paga pelo direito de desenvolver um negócio usando um modelo já pronto que é de propriedade do franqueador. Normalmente, o franqueador oferece treinamento e suporte para o franqueado.

Em geral, os acordos envolvendo uma franquia requerem um pagamento inicial substancial, além de pagamentos mensais por direitos autorais. A duração dos contratos varia, mas tipicamente vão de cinco até vinte anos e incluem uma multa severa por quebra do contrato. Sob o controle da Comissão Federal de Comércio (em inglês, FTC para Federal Trade Comission), Leis específicas controlam o processo de aquisição de uma franquia, fornecendo uma proteção valiosa tanto para o franqueador quanto para o franqueado.

Por que você deve se tornar o dono de uma franquia?

Você sempre quis ser o dono do seu próprio negócio? Se esse for o caso, uma franquia pode ser a escolha correta para você. Se você tem ou pode adquirir o capital inicial, a compra de uma franquia pode ser bem fácil. Existem muitas opções quando você começa a considerar a compra de uma franquia. Você deve pensar na lucratividade, localidade, e os seus interesses e habilidades. Alguns donos de franquia permanecem muito ativos em suas franquias, gerenciando a empresa diariamente enquanto outros começam a franquia e depois assumem um papel menos ativo no direcionamento da franquia.

A compra de uma franquia é um ótimo jeito de se tornar o dono de uma empresa. Ter uma franquia te propicia os dois lados da moeda. Você pode definir o seu próprio horário de trabalho, tomar decisões empresariais e ainda receber o suporte e informação que você precisa graças ao seu franqueador. Se não você não possui as habilidades necessárias para se tornar um empresário bem sucedido, e escolha de uma franquia pode te dar essas habilidades. Em muitos casos, o franqueador oferece treinamento para os novos donos da franquia.

Tornar-se o dono de uma franquia não é a escolha certa para todo mundo. Você pode preferir ter uma independência que o permita definir o cardápio, e serviços disponíveis para a sua clientela. Os custos para o início de uma franquia são normalmente bem altos, e o investimento inicial pode ser mais do que você pode pagar.

Franquias de Fast-Food

Fast-food é o tipo de franquia mais popular nos Estados Unidos atualmente. As franquias desse tipo que são mais comuns se especializam em hambúrgueres, batata-frita, frango e outras comidas oriundas de alguma etnia. Muitos dos restaurantes de fast-food que variam de cozinha étnica a hambúrgueres são franquias. Você deve considerar as suas próprias habilidades e talentos antes de escolher uma franquia especializada em fast-food.

Quando você tiver já decidido que você quer ter uma franquia de fast-food, você pode diminuir as suas opções de escolha antes de requerer informação sobre algumas franquias. Desse modo, você poderá então comparar mais apuradamente as opções e custos associados a cada franquia antes de escolher qual seria o melhor investimento. Considere o mercado com cuidado quando você estiver comprando uma franquia. Observe as empresas que estão atualmente disponíveis em sua região antes de descobrir, se a franquia que você está considerando, obteria sucesso em sua cidade ou região. No caso de uma franquia de fast-food, você pode selecionar uma localidade que fique perto do tráfego ou de outras empresas para assim aumentar as possibilidades de sucesso.

Franquias de restaurante

Muitos restaurantes também são franquias. Essas redes de restaurante incluem inúmeros nomes que reconhecemos e visitamos com freqüência. Se você escolher a franquia de um restaurante, você tem as vantagens inerentes a uma franquia. Uma franquia necessariamente já vem acompanhada de um nome, cardápio, decoração e marketing. O apoio do escritório central da franquia faz com que o gerenciamento do restaurante seja bem mais fácil. Você também terá a força de barganha vinda de uma grande corporação, mantendo as provisões de comida por um preço baixo. Além disso, o reconhecimento imediato do nome pode ajudá-lo a construir a sua nova empresa com mais velocidade do que você pode imaginar.

Existem algumas desvantagens na compra da franquia de um restaurante. Embora existam ótimas oportunidades de franquia para restaurantes, você não terá muita liberdade criativa já que as regras do franqueador precisam ser seguidas. Além disso, os custos iniciais são bem altos e você se verá tendo que pagar a tarifa da franquia e depois as mensalidades referentes aos direitos autorais. Na indústria dos restaurantes, os horários de trabalho são sempre bem longos, e incluem noites e finais de semana. Problemas com empregados podem ser especialmente desafiadores em uma franquia de restaurante, fazendo com que a administração da empresa se torne em um obstáculo para alguns donos.

Franquias orientadas para um tipo de serviço

Embora muitos pensem em restaurantes quando a palavra franquia é mencionada, muitas oportunidades de franquia não são orientadas para o mercado alimentício. Muitas estações de serviço e postos de gasolina, incluindo nomes comuns e conhecidos, são franquias de algum tipo. Se você quer comprar uma franquia desse tipo, você deve escolher uma localidade boa. A localidade nesse tipo de negócio pode fazer ou quebrar uma empresa.

Limpezas a seco, preparação de refeições e lojas de varejo também oferecem oportunidades de franquia. Essas franquias podem ter menos desvantagens do que uma franquia de restaurante ou fast-food. Os horários são mais normais e a rotatividade de empregados é menor do que em um restaurante. Entretanto, os lucros também podem ser menores do que o de um restaurante.

Quando estiver pesquisando uma franquia que não seja na indústria alimentícia, você deve considerar as suas próprias habilidades, expectativas e planos. Você deve considerar qual tipo de empresa tende a crescer em sua região. Em uma área metropolitana, um serviço de preparação de refeições pode ser mais apropriado enquanto, em uma região rural, a venda de propano seria uma boa escolha. Franquias especializadas em vendas a varejo incluem uma variedade de lojas, permitindo que você escolha um campo de trabalho que se adapte aos seus interesses e desejos.

Franquias domésticas

Se você estiver pensando em uma oportunidade de franquia, você pode considerar uma franquia que funcione em sua própria casa. Existe uma série de franquias domésticas disponíveis atualmente. Contabilidade, serviços para crianças, fotografia, serviços para cuidado de animais domésticos, e manutenção de computadores podem funcionar com êxito em um ambiente doméstico. Uma franquia que funciona em sua casa oferecerá um custo inicial baixo e pode se adaptar melhor ao seu estilo de vida.

Existem algumas preocupações específicas que estão associadas a uma franquia doméstica. Considere primeiramente se você é um bom candidato para trabalhar em casa. Nem todas as pessoas se sentem confortáveis trabalhando em casa, ou querem fazê-lo. Você também deve descobrir se uma empresa doméstica é legal em seu bairro ou cidade. Dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer, você pode precisar criar um escritório em sua casa com uma linha telefônica dedicada, um computador, máquina de fax, copiadora e outros equipamentos. Algumas franquias domésticas centralizam parte do trabalho em casa, e parte na rua.

O seu franqueador pode te ajudar com os aspectos específicos da sua empresa e o que você precisa para crescer. Em todos os casos, você precisará de espaço, de tempo para trabalhar, e de um plano para o desenvolvimento da sua franquia, mesmo que você esteja trabalhando em casa.

Escolhendo o tipo de franquia correto

Como você pode escolher uma franquia que seja o tipo de negócio certo para você? A decisão de adquirir uma franquia é bem grande, e, com tanto dinheiro envolvido, a escolha da franquia certa é crucial. Se você sempre desejou ter um certo tipo de empresa, você deve procurar franquias que se adaptem a esse seu desejo antigo. Por outro lado, você já deve ter percebido que a sua comunidade precisa de um certo tipo de empresa, ou algo está faltando em sua região. Preencher uma dessas lacunas com uma franquia nova pode ser uma escolha excelente.

Durante a compra de uma franquia, outro aspecto que deve ser considerado é o custo. O custo de uma franquia varia e essa variação pode ser substancial. Você deve considerar os recursos que estão disponíveis para você, as suas opções de empréstimo, e quanto de tempo você pode dedicar a fim de tornar o seu empreendimento em uma empresa bem sucedida.

Você deve cuidadosamente pesquisar o franqueador quando estiver considerando um acordo. Uma empresa especializada em franquias deve te fornecer toda a informação relevante, incluindo os custos iniciais. Descubra também qual tipo de treinamento e suporte está disponível para os novos proprietários da franquia.

Como comprar uma franquia?

Então, você decidiu comprar uma franquia. O que você precisa fazer em seguida? Se você já escolheu o tipo de franquia que te agrada, você precisa definir a franquia específica que te interessa. Se você não está seguro do tipo de franquia que você deve comprar, ou está inseguro sobre qual tipo de ramo você deve investir, páginas on-line com informações sobre franquias pode ser apropriado para você. Escolha uma franquia que o interesse, que se adapte aos seus interesses e personalidade, e que você tenha prazer em trabalhar nela. Existem franquias que trabalham com o público, enquanto outras não. Algumas franquias se especializam em crianças, animais, automóveis, ou ofícios. Com essa variedade tão diversa de franquias, você pode facilmente escolher uma que represente uma oportunidade ótima para você.

Além disso, você precisará entrar em contato com um banco a fim de financiar os custos iniciais e uma localidade que seja apropriada para o tipo de negócio. Se você tem o capital disponível, financiamento pode não ser uma questão. Entretanto, muitos donos de franquia irão precisar de financiamento. Você também pode considerar um financiamento que seja feito através de um investidor privado ou através de outros recursos.

A localidade é crucial para o sucesso de sua franquia. Escolha um lugar que seja acessível, e que também tenha muito tráfego. Uma boa localidade pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

O que esperar quando você compra uma franquia

Saber o que esperar após a compra de uma franquia e a sua inauguração pode ajudar durante essa transição para a posição de empresário e dono de franquia. Começar uma franquia, como qualquer outro negócio, envolve muito trabalho. Você deve estar preparado para colocar muitas horas de trabalho e ter fundos disponíveis a fim de acomodar as suas finanças durantes os primeiros meses.

Tenha certeza que você pesquisou tudo sobre as oportunidades de franquia dentro do segmento que você escolheu antes de tomar qualquer decisão. Se o seu franqueador não fornecer uma projeção dos ganhos no Documento da Franquia, você deve entrar em contato com outros franqueados a fim de descobrir qual o potencial de lucro. Você deve se assegurar que qualquer franquia escolhida seja lucrativa o bastante a ponto de valer todo o investimento.

Uma vez que a o financiamento está definido, a compra da franquia é relativamente fácil. Na verdade, você ficará surpreso como o processo de compra de uma franquia se move rapidamente uma vez que você tomou a decisão e já pagou as tarifas iniciais. Você deve compreender totalmente o contrato da franquia para que assim você possa manter a sua parte do acordo.

Felizmente, muitas companhias que oferecem franquias oferecem treinamento e suporte a fim de fazer com que a sua empresa obtenha sucesso. Descubra quais serviços estão disponíveis com o seu franqueador. Isso pode incluir sessões de treinamento, materiais de ensino e suporte pelo telefone durante os primeiros estágios do negócio.

Finalmente, você deve tirar vantagem de todas as opções de marketing que são oferecidas em sua região. Se as empresas e pessoas ao redor estão cientes da existência do seu negócio, eles estarão mais aptos a te visitar. Se você tomou boas decisões com relação ao local da empresa e ao tipo de franquia, você verá que o sucesso é totalmente alcançável. Um aspecto crítico é que você deve fornecer um serviço ao consumidor que seja bom e também deve tratar bem os seus funcionários a fim de aproveitar ao máximo o seu investimento.

Fonte: http://www.artigosinformativos.com.br

Todos os direitos reservados - © 2010
Agência de internet - RGB Comunicação